terça-feira, 24 de junho de 2008

Era festa da alegria
São João
tinha tanta poesia
São João
tinha mais animação
mais amor, mais emoção
eu não sei se eu mudei
ou mudou o São João

Vou passar o mês de junho
nas ribeiras do sertão
onde dizem que a fogueira
ainda aquece o coração
pra dizer com alegria
mas, morrendo de saudade
não mudei, nem São João
quem mudou foi a cidade

Zé Dantas e Luiz Gonzaga



Ontem a minha vespéra de São João foi bem chatinha, mas hoje o dia até que foi legal. Me diverti bastante no dia de hoje, São João desses das antigas sem grandes festas ou bandas, sem aquele sucesso horroroso "Em sua boca eu viro fruta, chupa que é de uva" e outras cositas do gênero. Estou sendo até saudosista como essa música de Luiz Gonzaga e não sou nenhuma idosa para tanto, no meu tempo já não podia soltar balão(rsrssrrs).Contudo essas músicas atuais não acrescentam nada aos nossos festejos populares e as mentas das nossas crianças que enquanto tocam uma caixinha de bombas repetem exaustivamente:"Chupa que é de uva,cupa que é de uva".Pelo amor de Deus, mau gosto e produção de besteiras tem limites!Qual o sentido das pessoas agredirem o meio ambiente queimando fogueiras alegando quererem manter viva a tradição e ouvirem essas vulgaridades?!

Viva o São João,Viva o milho verde!

6 comentários:

darksedex disse...

eu to perdidinho ... nem imaginava q festa d são joão tava perto ! uhauhauh vlw pelas dicas ! huauhahu


http://picturesmotion.blogspot.com/

Sammyra Santana disse...

Luiz Gonzaga sabia cantar as coisa sdo sertão... a nossa música anda carente ultimamente...
São João bom é no sítio, com fogueira, milho assado, sanfona e viola!

Liine* disse...

ahahahah xuupa que é de uva...muito boa essa frase



www.ideias-loucas.blogspot.com

Passa la,tem noticias d bebe beija flo! :)

=*

Sammyra Santana disse...

É verdade, Marih, concordo plenamente contigo!
É dar tempo ao tempo e aprender a te rpaciência pra esperar as coisas virem no momento certo!

Bjo

Une Petite Femme disse...

sabe, eu não conheço esse "sucesso horroroso" que vc citou, imagino que saje um forró, já que está associado ao São João. aqui não há festas juninas típicas, festinhas de escola celebrando folclore não contam, mas vejo a mesma depreciação no carnaval. invés de termos sambas como os de antigamente, temos pseudo-pagodes, axé "importado" da Bahia, funk... e a tradição mesmo fica ameaçada de cair no esquecimento.

bons festejos funinos pra vc!

bjs

Liine* disse...

é q na minha sala semprw falama " WOOOOOOWWW CHUPA QUE É DE UVA" mais eles falam d um jeito tão engraçado....

enfim...

www.ideias-loucas.blogspot.com

acabei d pstar =)